As guitarras + famosas (por Andreas Kisser)

(1/3) > >>

One82:
A guitarra é sem dúvida nenhuma o instrumento mais revolucionário da história da música, e algumas delas foram e continuam sendo essenciais para esta revolução. Creio que as mais famosas sejam das marcas Fender e Gibson, a dupla que incendiou a alma de muitos roqueiros, blueseiros, sertanejos e jazzistas no mundo.

A Fender tem vários modelos de guitarras, mas a mais importante e influente de todas é a Stratocaster. A marca foi fundada em 1946 por Leo Fender, sendo que a Stratocaster apareceu em 1954, trazendo a alavanca de vibrato, possibilitando a "torção" das cordas. Esta guitarra mudou o curso da música nas mãos de grandes mestres que imortalizaram suas imagens com ela. Eric Clapton, Richie Blackmore (Deep Purple), Jeff Beck, Stevie Ray Vaughn, Buddy Guy e Dave Murray (Iron Maiden) são alguns exemplos de guitarristas que dificilmente, ou nunca, sobem ao palco sem a suas respectivas Stratocasters.

Outra grande guitarra da Fender e que apareceu antes da Stratocaster é a Telecaster. Ela foi criada em 1951 e é a favorita de guitarristas que tocam country americano e alguns músicos de fusion e blues. Também é utilizada para a música pesada por John 5, guitarrista que toca com Marilyn Manson, Rob Zombie e David Lee Roth, entre outros. Já a guitarra com um espírito mais cult é a Jaguar, que tem um design mais arrojado e era a preferida de Kurt Cobain do Nirvana.

A Gibson é outra gigante no assunto. Também possui vários modelos muito originais, nunca copiando os formatos das guitarras da Fender, algo que acontece com frequência em outras marcas. O modelo SG é o mais pesado e influente, afinal de contas, foi com esta guitarra que o mestre Tony Iommi, do Black Sabbath, inventou o heavy metal. Angus Young do AC/DC, que visita o Brasil daqui a duas semanas, é um guitarrista que sempre esta "vestido" com a SG. Até Eric Clapton, quando era guitarrista do Cream, usou uma.

Mas a mais famosa da Gibson é a Les Paul, que chegou ao mundo em 1952. Junto com a Stratocaster, a Les Paul é a guitarra mais influente na história da música. O também mestre Jimmy Page, do Led Zeppelin, foi o grande músico inspirador que utilizava a sua Les Paul de maneira única. Outros grandes nomes que se indentificaram com ela foram Slash (Guns N' Roses), Gary Moore, John Sykes, Ace Frehley (Kiss) e Randy Rhoads, que tocou na primeira fase do Quiet Riot e com Ozzy Osbourne.

Outros dois destaques da Gibson são a Flying V e a Explorer. A Flying V, com seu design potiagudo e sideral, foi imortalizada no rock pelo guitarrista do Scorpions Rudolf Shenker, que mais tarde inspirou músicos como James Hetfield e Kirk Hammet do Metallica, KK Downing do Judas Priest e Wolf Hoffman do Accept a usarem a guitarra. Já a Explorer é utilizada pelos guitarristas do Eagles, o guitarrista solo do Scorpions Mathias Jabbs e Dimebag Darrel, do Pantera, que utilizou o mesmo formato quando fez seu instrumento com a Dean. Inspirada na Flying V, Randy Rhoads desenvolveu mais tarde uma guitarra que ele mesmo desenhou, junto com Grover Jackson, e que leva o seu nome. Ela tem uma das pontas mais longa do que a outra, ao contrário da Flying V, que tem as pontas iguais e é de atitude e som mais pesados. Guitarristas como Dave Mustaine (Megadeth) e Jim Root (Slipknot) usam e abusam da Jackson RR. Eu me incluo nesta, é a minha guitarra preferida para os sons mais pesados que faço no Sepultura.

Alguns músicos fizeram as suas próprias guitarras, foram muito originais e criaram algo realmente novo, tanto no aspecto visual como no sonoro. Brian May, guitarrista do Queen, usa até hoje uma guitarra única, a Red Special, que seu próprio pai fez pra ele. Ela tem um formato bem diferente e muitas possibilidades de timbres e combinações de captadores. Steve Vai lançou a guitarra que leva o nome de Jem 777 pela Ibanez, incluindo uma de sete cordas. O grande mestre Van Halen também desenvolveu seu próprio instrumento, montando uma guitarra com partes de várias outras. Ele deu ao instrumento o sugestivo nome de Frankenstein, reinventando-o. Ela é feita hoje em linha pela Fender.

Existem muitas guitarras hoje em dia, incluindo grandes instrumentos feitos no Brasil, de marcas como Tagima, Giannini e Condor, entre outras, e grandes luthiers que fazem instrumentos fantásticos, originais e únicos. O mundo das guitarras é fascinante, cada uma tem sua alma e cada uma tem uma maneira de soar e de se expressar. É um instrumento mágico. Eu recomendo!

in http://br.noticias.yahoo.com/s/13112009/48/entretenimento-guitarras-importantes-da-historia.html

P.S. Apesar de não tocar eu fiquei realmente impressionado com algumas destas guitarras aqui referidas, há uma loja de instrumentos no Porto mesmo em frente ao Stand da Ferrari/Maseratti e eu babo mais depressa para uma Ibanez Jem do que para um F360.

D_Slayer:
Excelente info....
Eu não toco, arranho mas em acustica lol... gostava de um dia arranhar numa electrica mas é mal empregue coitada lol...
One tu ficas com a ibanez jam eu fico-me com o f430 ou mesmo o 360, um qualquer até o dino é bem vido xD lol....

Guns:
Gibson Les Paul e Gibson Explorer, as mais bonitas de sempre !



Pedrö:
A marca de guitarras Gibson, com certeza é a mais lendária junto da Fender...Mas para mim a melhor guitarra do mundo é com certeza a Gibson Flying V Natural Wood de 1958...Coisa mais linda do mundo!!


afonsoveiga:
as minhas guitarras preferidas são as V's e as Explorers...


as meninas dos meus sonhos neste momento são:

Dean Angel of Death Dave Mustaine Signature



Gibson Explorer Shred-X




 :drink:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte